DISTRIBUIÇAO DAS INDÚSTRIAS
Uma das alternativas para superar a concorrência e garantir lucros tem sido a descentralização industrial. Muitas empresas buscam locais em que a mão-de-obra e os impostos são mais baratos. Isso tem gerado uma organização do espaço industrial brasileiro.
Para entender a distribuição espacial das indústrias Brasil, é preciso considerar, além da história da industrias, A Industrialização brasileira, cinco importantes fatores condicionantes clássicos, que geralmente são levados cru consideração no momento da implantação de qualquer unidade fabril. São eles: matéria prima, transporte, energia, mão-de-obra e mercado consumidor.
OS FATORES LOCACIONAIS Os fatores locacionais são as vantagens que um determinado lugar oferece para a instalação de indústrias. No momento de investir, os empresários levam em consideração quais fatores são mais importantes para aumentar sua taxa de lucro. Os principais fatores que atraem as indústrias, de modo geral, são:
''Matérias-primas'': minerais e agrícolas; Energia: petróleo, gás natural, eletricidade etc.; Mão de obra: pouco qualificada (baixa remuneração) ou muito qualificada (alta remuneração); Tecnologia: parques tecnológicos, incubadoras, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento Mercado consumidor: relacionado à quantidade de pessoas e disponibilidade de renda; Logística: disponibilidade e custos de transporte e armazenagem; Rede de telecomunicações: telefonia, internet etc.; Complementaridade: proximidade de indústrias afins; Incentivos fiscais: redução ou isenção de impostos concedida pelo Estado.
Durante a Primeira Revolução Industrial, do final do século XVIII até meados do século XIX, as jazidas de carvão mineral era um dos fatores mais importantes para a localização das fábricas, pois o carvão era a fonte de energia usada para movimentar as máquinas e a precariedade dos meios