A terceirização como alternativa na distribuição da indústria alimentícia pantera
Cristiana Silva - cristiana_piu@hotmail.com
João Salomão - joaoasnoronha@yahoo.com.br
Osmário Gonçalves - osmario.goncalves@redenergia.com
Tuany Gusso - tuca_gusso@hotmail.com
Vanessa Corrêa - vanessacorrea20@yahoo.com.br
RESUMO
Neste artigo, estudar-se-á cadeia de suprimentos da indústria alimentícia Pantera, referente a fabricação de pipocas doces e salgadas e salgadinhos nos sabores queijo, presunto, pizza e requeijão, que são seus principais produtos comercializados, atuando nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Analisar-se-á mais especificamente o setor de distribuição e transporte dos produtos, da fábrica ao ponto de venda, com o objetivo de apresentar a viabilização da terceirização desta etapa, já que o foco principal da empresa é a produção, a mesma aumentaria sua vantagem competitiva em relação a custo e a satisfação de seus clientes, se delegasse esta etapa de transporte e entrega a uma empresa especializada do ramo.
Palavras-chave: produção, cadeia de suprimentos, distribuição e pipoca Pantera.
1. INTRODUÇÃO
Novos produtos alimentícios surgem no mercado nacional anualmente, a diversidade dos produtos surge para atender a necessidade do consumidor que busca cada vez mais praticidade e qualidade. As empresas têm que se adequar e apresentar diferenciais em relação aos seus concorrentes para se manter apta em um mercado tão competitivo como o de alimentos e guloseimas.
Em 1988, localizada na cidade de Castanhal, a 70 quilômetros da capital Belém, a empresa de produtos alimentícios Pantera surgiu como pioneira na fabricação de pipocas doces e salgadas no estado do Pará, além das pipocas, em 1995 foi lançado uma linha de salgadinhos com sabores queijo, presunto, requeijão e pizza agregando novos itens ao portfólio de produto da empresa. Hoje a fábrica conta com cerca de cem colaboradores, uma frota de oito caminhões e diversos fornecedores e