Distribuição da Indústria no Brasil
Há tempos, as indústrias vêm conquistando seu espaço no território brasileiro, tornando-se muitas vezes um dos elementos mais básicos de uma região. Trazem consigo, sempre a característica marcante da mudança, tanto na cultura como na economia, ou até mesmo no espaço que ela ocupa e no impacto que ela causará no meio ambiente.
A seguir, veremos um pouco mais sobre as indústrias, como e porque um lugar que comporta uma ou várias indústrias se modifica, e modifica a vida de sua população e como os meios de transporte e comunicação podem influenciar para a industrialização de uma determinada região.
Porque as indústrias tendem a se concentrar mais em uma determinada região? Como fica o desenvolvimento de uma região pouco industrializada? Essas e outras questões, serão abordadas, tendo como principal objetivo entender melhor o papel desta gigante, chamada INDÚSTRIA!
A Distribuição da Indústria no Brasil Atualmente
A atividade industrial, antes muito concentrada no Sudeste brasileiro, vem sendo melhor distribuída entre as diversas regiões do país. Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralização industrial, chamada por alguns autores de desindustrialização, que vem ocorrendo intra-regionalmente e também entre as regiões.
Dentro da região Sudeste, essa desindustrialização está ocorrendo no ABCD Paulista, sendo que as indústrias buscam menores custos de produção do interior paulista, como no Vale do Paraíba e ao longo da Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte. Estas áreas oferecem, além de incentivos fiscais, menores custos de mão-de-obra, transportes menos congestionados e, por tratarem-se de cidades-médias, melhor qualidade de vida, o que é vital para pólos tecnológicos.
Distribuição no Sudeste
Como descrito anteriormente, a região Sudeste é a que possui a maior concentração industrial do país.
A cidade do Rio de Janeiro, caracterizada durante muito tempo como capital