Distorções de sinais
CURSO: LICENCIATURA EM INFORMÁTICA | ALUNO(A) DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES |
Distorções de Sinais (Atenuação, eco e ruídos) e técnica para evitá-las.
Em toda transmissão de dados os sinais transmitidos sofrem deterioração, resultados de ruídos e distorção. O ruído está diretamente ligado às propriedades cinéticas da matéria e, portanto, sempre aparecerá, ainda que seja impelida sua atenuação. Em outras palavras podemos simplificar que ruído são distorções impostas pelas características do meio físico inseridas na comunicação pela interferência de sinais indesejáveis .
Existem alguns tipos de ruídos; RUÍDO DE INTERMODULAÇÃO: Sinais de diferentes freqüências no mesmo ambiente físico. A intermodulação produz sinais em outras freqüências, que podem mover outro sinal que viaja na mesma freqüência; CROSSTALK: Comum em telefone. É uma mediação entre condutores próximos que levam sinais entre si; RUÍDO IMPULSIVO: É não contínuo, com pulsos desiguais, e de grande magnitude, sendo de difícil precaução. Pouco prejudicial para transmissão de voz, porém é a maior causa de erros na difusão digital.
Atenuações: São as inclinações de potência de um sinal devido à extensão na sua comunicação. A distorção por atenuação é um problema facilmente contornado em transmissão digital através da colocação de repetidores que podem regenerar totalmente o sinal original, desde que a atenuaçãonão ultrapasse um determinado valor máximo.Para tanto,o espaçamento dos repetidores não deve exceder um determinado limite, que varia de acordo com a característica de atenuação do meio físico utilizado.
Ecos : Havendo modificação de impedância na linha, os sinais serão refletidos, podendo corromper os outros. Precauções para que a impedância de uma linha de transmissão não seja alterada podem ser tomadas