Distinçoes entre os Batistas e os Pentecostais
I João 5:12-13 diz: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna". A vida eterna é a ·vida eterna – sem fim. 2. Os batistas crêem no batismo no Espírito Santo no momento da conversão. Os pentecostais crêem que o batismo do Espírito Santo é uma segunda experiência de graça. I Coríntios 12:13 diz: "Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado beber de um só Espírito".
Efésios 1:13-14 diz: "no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória". I João 3:24 diz: "Quem guarda os meus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado".
Assim, ao entregar a sua vida a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, com fé e arrependimento, o decidido recebe naquele exato momento o Espírito Santo em sua vida de acordo com a Bíblia. Esta experiência é o que se chama batismo no Espírito Santo. 3. Os pentecostais crêem que o batismo no Espírito Santo é acompanhado com línguas. Os batistas crêem que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom para a edificação da igreja.
Estes dons são encontrados em Romanos 12:6-8, I Coríntios 12:8, 9, 10, 28, 30 e