dissolucao fracionada
Existem métodos diferenciados para separar os componentes desta mistura, um deles é chamado de Dissolução fracionada e consiste em diluir a mistura heterogênea e separar as substâncias solúveis das insolúveis.
Exemplo: Como seria possível separar a mistura de sal e areia do mar?
Como se vê, trata-se de dois sólidos. Se adicionarmos água a essa mistura, o sal irá se dissolver e a areia não. Processo:
1- Adiciona-se água à mistura de sal e areia.
2 - Com o auxílio de um filtro de papel, filtra-se o sistema: a areia fica retida, separando-se da água salgada.
Se quisermos obter o sal puro, é só aquecer a água até que ela se evapore, o sal se deposita no fundo do recipiente.
Esse procedimento nos permite verificar dois métodos de separação de Misturas heterogêneas: dissolução fracionada e filtração. Esse último, como o próprio nome já diz, é um método para separar misturas heterogêneas de líquidos e sólidos, onde um filtro (de algodão ou de papel) retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.
A Decantação (outro método para separar líquidos de sólidos) poderia ser usada na parte 2 do experimento.
Há misturas que, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. É o caso da mistura de água com areia: depois que a parte sólida (areia) se deposita no fundo do recipiente, a parte líquida (sal e água) pode ser isolada para outro recipiente. Veja:
Esse método é usado no processo de purificação de água. Nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), a água impura fica depositada em grandes tanques para que as impurezas se depositem no fundo.
Misturar a areia e sal em um recipiente (VIDRARIA), o processo de separação é dissolução fracionada, coloca-se agua à mistura, deixe repousar. Coloque o recipente numa posição mais alta e com um sifão retire a agua e o sal