Dissolução Fracionada
Dissolução Fracionada
Experimento I
A dissolução fracionada é um processo de separação de misturas heterogêneas sólidas.
O método consiste em adicionar á mistura, solventes seletivos, ou seja, solvente que só dissolvam um dos sólidos que forma a mistura e, em seguida, fazer uma filtração seguida de evaporação do solvente adicionado, para recuperarmos o componente no estado sólido.
Pesou-se em uma cápsula 1,5g de ácido acetilsalicílico;1,5g de sulfato de enxofre II; 1g de carvão e misturou-os pulverizando na própria cápsula utilizando o pistilo.
Transferiu-se a mistura para um béquer de 250ml e adicionou-se 50ml de água, agitando até a completa dissolução do sulfato de cobre II. Em seguida, filtrou-se a mistura em papel filtro, lavou-se o resíduo, recolhendo o filtrado em um béquer de 600ml o papel filtro contendo resíduo foi seco em tela de amianto usando o bico de bunsen.
O resíduo seco foi transferido para um béquer de 600ml e nele adicionado 50ml de acetona. Agitou-se com uma bagueta até completa dissolução de ácido acetilsalicílico. Em seguida, a mistura em papel filtro, lavou-se o resíduo retido, recolhendo o filtrado em uma cápsula de porcelana que foi para a estufa para ser evaporada a 80ºC.
O resíduo que ficou retido no papel filtro foi seco na tela de amianto com o bico de bunsen.
Ao adicionar água na mistura heterogênea sólida de ácido acetilsalicílico + sulfato de cobre II + carvão observou-se a formação de corpo de fundo, que nesse caso era o sulfato de cobre II (polar) dissolveu-se na água (polar), enquanto o ácido acetilsalicílico(pouco polar), ou seja, pouco solúvel em água não dissolveu. Sendo possível,a partir de uma filtração, a separação do sulfato de cobre II + água do ácido acetilsalicílico + carvão.Ao acrescentar acetona na mistura notou-se que o ácido acetilsalicílico dissolveu-se permitindo a separação do carvão e do ácido acetilsalicílico pelo