Dissertação de transportes
2.2 - A engenharia de tráfego é um ramo da engenharia de transportes que cuida do planejamento, projeto geométrico de redes viárias, terminais, áreas adjacentes, controle do trafego de veículos e outras modalidades de transporte.
Engenharia de Transportes é a aplicação de princípios tecnológicos e científicos ao planejamento, projeto funcional, administração e gerenciamento de instalações sem muita interferência no ambiente natural. Seu objetivo é achar a melhor maneira de combina equipamentos com determinada região.
2.3 - A Engenharia de transportes é uma área de estudo multidisciplinar que usa técnicas e conceitos extraídos da Economia, Geografia, Pesquisa Operacional, Mecânica dos solos, do Planejamento Regional e Urbano, da Probabilidade , Estatística, Engenharia Civil, etc. É exigido um bom conhecimento das características destes veículos para o projeto, a análise e a avaliação de sistemas de transportes.
O campo da Engenharia de Transportes é amplo e engloba muitas formas diferentes de atividade profissional como mecanismo de controle de veiculo e políticas que combinadas tem uma ótima eficiência no transporte de pessoas e cargas e não possui limitações geográficas.
2.4 - A organização dos sistemas de transporte é dividido em fornecedores de serviços de transporte, infra-estrutura e planejadores do sistema.
Governos Estaduais e Secretaria de Transportes: Planejamento,regulamentação, custeio e órgãos operadores.
Fornecedores de Componentes: Veículos, Infra-estrutura, etc.
Fornecedores de Serviços de Transporte: Ferrovias, Cias Aéreas, Cias de Navegação, Transporte Rodoviário.
Governo Federal e Ministério dos