resenhas
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
Centro de Educação Aberta e a Distância
DISCIPLINA: ECONOMIA
ESTUDODE CASO
Simone Santos Lima
Piauí – Julho - 2013
INTRODUÇÃO O Município é uma instância político - administrativa privilegiada porque, a partir do contato mais imediato com a população, o Poder Público pode melhor identificar suas condições materiais e culturais e, portanto, suas necessidades. A Administração Pública Municipal não representa um fim em si mesma. Embora, na fase atual, as lideranças dos novos municípios estejam especialmente preocupadas com os aspectos de ordem jurídica, administrativa e contábil que decorrem de uma emancipação, é importante que, desde já, passem a considerar a abrangência das questões com que irão se defrontar as futuras administrações, cujo fim último deve ser a promoção do desenvolvimento municipal e bem estar da população. O papel dos municípios é estabelecido pela Constituição Federal. A atual Constituição estabelece a competência municipal de modo muito genérico, ao dizer que a autonomia do Município é assegurada.
Este trabalho tem como objetivo fazer o levantamento de dados econômicos sobre o município de Valença do Piauí: população, localização, setores econômicos, dinâmica econômica do município, PIB, empregos, economia informal principais atividades econômicas, indicadores de educação e saúde ecapacitação da mão de obra.
Localização
Valença é um município localizado na região Centro-Norte do Piauí, teve sua origem nos índios Aroás ( Aruaques ou Aroazes), e Jerumenhas, do Arraial Garcia de Àvila, aldeia fundada por índios domesticados, trazidos da Bahia pelo bandeirante Francisco Dias de Ávila, compreendendo uma área irregular de1.339 Km 2, tendo como limites os municípios Aroazes,