dissertacao 008
PRODUÇÃO ENXUTA : UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA
INTRODUÇÃO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL
INSTALADA NO BRASIL
CURITIBA
2003
CARLOS APARECIDO DOS SANTOS
PRODUÇÃO ENXUTA : UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA
INTRODUÇÃO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL INSTALADA
NO BRASIL
Dissertação apresentada como requisito à obtenção de grau de Mestre em Engenharia Mecânica, programa de Pós-Graduação em Engenharia
Mecânica(PG-MEC), Departamento de Engenharia
Mecânica da Universidade Federal do Paraná.
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gechele Cleto
CURITIBA
2003
“O dicionário define desperdiçar como um verbo que significa usar, consumir, esgotar ou gastar descuidadosamente ou imprudentemente; não saber utilizar ou aproveitar de forma lucrativa; perder.” Agradecimentos
•
Primeiramente agradeço a Deus por ter permitido minha caminhada, e estado sempre ao meu lado em todos os momentos, dando-me a força necessária para prosseguir.
•
Agradeço a minha família, pela compreensão, pela participação, pela força nos momentos difíceis e pelo apoio sempre incondicional, ao sucesso deste trabalho.
•
Quero agradecer ao meu orientador Prof. Dr. Marcelo Gechele Cleto, pela grande dedicação aplicada, pela orientação sempre objetiva e clara, pela colaboração no aprimoramento deste trabalho, sem o qual certamente não seria possível termos atingido o nível desejado e necessário, para que este trabalho fosse, realmente, uma contribuição ao desenvolvimento.
•
Aos meus pais, que sempre tiveram como meta a educação, como a maior das heranças que pode-se oferecer a um filho, pois o conhecimento adquirido nos acompanha por toda a vida, como um bem do qual jamais nos separamos.
•
Aos professores que compuseram a parte teórica deste curso de Pós Graduação, pela sua contribuição no meu crescimento, permitindo-me a base de desenvolvimento desta pesquisa.
LISTA DE