Trabalho De Estabilidade Relat Rio
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E GEOLOGIA APLICADA
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS II
PROFESSOR (A): LUCIANA BARBOSA
ESTABILIDADE DE TALUDES
AFONSO JÚNIO DE FREITAS SANDES
ÁLVARO DIAS VELOSO
TERESINA - PI
2014
AFONSO JÚNIO DE FREITAS SANDES
ÁLVARO DIAS VELOSO
ESTABILIDADE DE TALUDES
Trabalho entregue à Professora Luciana Barbosa da disciplina de Mecânica dos Solos II com finalidade de estudar a estabilidade de um talude proposto.
TERESINA - PI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA 4
3 METODOLOGIA 5
4 RESULTADOS 6
5 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES 7
1 INTRODUÇÃO
Um talude fictício foi proposto para análise de sua estabilidade. Este é composto por duas camadas de solo, sendo (1) areia argilosa fofa de 35 metros de profundidade e (2) silte arenoso distando 45 metros. Após o estrato de silte encontra-se rocha. Para cada camada foram disponibilizados os seus respectivos pesos específicos (Ϫ), suas coesões (c’) e seus ângulos de atrito (φ’). O talude consta de uma inclinação (β) de 33,60° e altura, distancia vertical entre o pé e a crista, (H) de 49 metros.
Este estudo tem como finalidade analisar a estabilidade do dado talude para saber se ele suporta as forças na qual está sujeito, no caso o próprio peso da camada sujeita a ruptura.
Os métodos utilizados para analisar a estabilidade do talude foi o Método das Fatias, que consiste em pegar um superfície circular de solo, a partir de um centro (O) e o um raio (r) qualquer, dividir a massa de solo compreendida dentro dessa superfície em n fatias verticais, calcular o peso de cada fatia e suas respectivas inclinações. Dois métodos serão empregados: o de Fellenius e o de Bishop simplificado.
2 INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS
Para se obtiver os valores dos índices físicos do solo, como é o caso do ângulo de atrito e da coesão, ensaios foram realizados com