110 4
Recife - PE, 06- 09 de Maio de 2012
p. 001 - 008
LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO AUTOMATIZADO APLICADO À
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. ESTUDO DE CASO:
REPRESAMENTO DO RIBEIRÃO SÃO
BARTOLOMEU, VIÇOSA – MG
ÍTALO OLIVEIRA FERREIRA
DALTO DOMINGOS RODRIGUES
AFONSO DE PAULA DOS SANTOS
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE
Departamento de Engenharia Civil - DEC
Setor de Engenharia de Agrimensura, Viçosa, MG italo.ferreira,{dalto, afonso.santos}@ufv.br
RESUMO - O presente trabalho teve como principal objetivo contribuir com ferramentas para gestão de um dos principais represamentos do ribeirão São Bartolomeu, localizado no município de Viçosa-MG.
Para tal foi efetuado um levantamento batimétrico automatizado em dezembro de 2010. Os resultados deste trabalho mostraram que um estudo como este, de custo relativamente baixo, reduzido tempo de execução e com alto grau de eficiência representa uma poderosa ferramenta de gestão de recursos hídricos. ABSTRACT - This study aimed to contribute with tools for managing one of the main dams of the
Ribeirão São Bartolomeu, located in Viçosa-MG. To this was done in an automated bathymetric survey in
December 2010. The results of this study showed that a study like this, relatively low cost, reduced time of execution and with high efficiency represents a powerful tool for water resource management.
1 INTRODUÇÃO
Aproximadamente dois terços da superfície terrestre é coberta por água, porém apenas uma pequena fração está disponível ao homem sob a forma de lagos, rios ou reservatórios. O restante esta presente nos oceanos, nos aquíferos subterrâneos, na atmosfera da terra sob a forma de vapor d’água e nas geleiras (Blanco, 1999).
Apesar da baixa disponibilidade, a utilização dos recursos hídricos pelo homem tem sido muito questionada. O processo de urbanização, desmatamento e a consequente impermeabilização dos solos resultam