DISSERTA O VERIFICA O ABNT
Esse novo paradigma procura desenvolver a renovação e inovação dentro da escola entre professores, alunos e instituição, com projetos inovadores, pesquisas e desenvolvimento intelectual, moral, humano, promover o estímulo e preparar o educando para o futuro para essa nova cultura exercendo sua a cidadania entre os projetos que podem ser desenvolvidos.
Para que essa ferramenta se torne mais atraente é necessário que o tema ou o plano de aula seja estimulador, atraente que seus resultados sejam a capacitação do aluno, sua reflexão, interação e entendimento dos mecanismos e tema apresentados, apropriar o conteúdo de forma que o mesmo construa seu conhecimento e desenvolva os projetos de forma que todos se comuniquem com a mesma proposta sendo assim o educando o foco, com a finalidade de o ensino aprendizagem ser renovador. Ao trabalhar com as novas TICs, o professor deve manter seu papel de mediador, estimulador e orientador para o ensino aprendizagem. Porém o maior desafio é ter os instrumentos necessários (dentro da instituição) para promover essa mudança em sua prática pedagógica.
Embora muitas escolas ainda estejam se adaptando a essa nova cultura é importante que já seja instituída abrangendo redes, comunicação, informação com as novas práticas para se construir novos horizontes.
Sendo assim a instituição transforma uma sociedade em que as atualidades, conhecimentos, informações e acontecimentos percorrem com maior velocidade levando essa “nova cultura” a comunidade.
FONTES:
FONTANA, Valderedo Sedano. O perfil do professor frente às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade em rede. Vitória: Sinpro/ES. Disponível em: