Dispositivos Optoeletrônicos
OPTOELETRÔNICOS
CURSO:
Técnico em Eletromecânica - Subsequente
MÓDULO:
III
DISCIPLINA:
Eletrônica II
ALUNOS:
PROFESSOR:
Luciano Silva
Introdução
O campo moderno da optoeletrônica é extremamente vasto, abrangendo o estudo dos dispositivos cujo funcionamento envolve fenômenos ópticos e elétricos, como os diversos tipos de células fotossensíveis, geradores de luz, moduladores, displays, etc. Nos restringiremos ao estudo dos dispositivos emissores e detectores de luz.
Definição
Optoeletrônica é o estudo e aplicação de equipamentos eletrônicos que fornecem, detectam e controlam luz. No que remete a utilização da luz, inclui-se todas as faixas do espectro desde formas invisíveis de radiação como raios gama, raios - X, ultravioleta e infravermelho, como também a faixa de luz.. Aparelhos optoeletrônicos são transdutores elétrico para ótico ou ótico para elétrico, ou instrumentos que usam tais aparelhos em sua operação.
Dentro deste campo, vários dispositivos são baseados na ação de uma junção P.N., dentre os diversos dispositivos podemos citar, os diodos emissores de luz (LED), foto diodos, foto resistores, foto transistores, acopladores ópticos entre outros.
Os Dispositivos Emissores:
Estes dispositivos transformam a energia elétrica em energia luminosa. Emitem luz ao serem ativados pela energia elétrica. Nesta classe estão os diodos LED (Light Emitter Diode) e os LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation).
Os Dispositivos Detectores:
Estes dispositivos geram um pequeno sinal elétrico ao serem iluminados, transformando, assim, a energia luminosa em energia elétrica.
Diodo Emissor de Luz (LED)
Os diodos emissores de luz (LED) são aqueles que são disponíveis sob a forma de luzes pequenas coloridas que se vêm nos equipamentos optoeletrônicos, dispositivos de casa, brinquedos, e em muitos outros lugares.
Os diodos emissores de luz são diferentes dos bulbos ordinários porque não