genetica classica
A genética teve seu inicio com o AustríacoGregor Mendel com os seus experimentos na hibridização de plantas com o intuito de explicar como as características dos organismos são herdadas. Muitas pessoas tentaram uma explicação antes mas sem muito sucesso.
Os geneticistas abordam sua ciência por diferentes pontos de vistas de um gene uma molécula de DNA ou uma população de organismos. Neste trabalho iremos abordar os diferentes níveis de analise em genética.
Genética Clássica
O período anterior a descoberta da estrutura do ADN,durante essa época os geneticistas abordavam sua ciência analisando os resultados de cruzamentos entre linhagens diferentes de organismos. Neste tipo de análise os genes são identificados estudando-se a herança de diferentes características assim como Mendel havia feito em seu trabalho com ervilhas, plantas altas vs plantas baixas.
As diferenças de características são devido as formas alternadas de genes, as vezes mais de um gene influenciam uma característica e algumas condições ambientais, como a temperatura a nutrição, tais complicações dificultam a analise de herança.
A genética clássica e também coordenada com o estudo da estrutura e do comportamento dos cromossomos, que são as entidades celulares que contem os genes. Analisando os padrões de herança os geneticistas podem localizar genes em cromossomos específicos. Uma análise mais detalhada permite-lhes localizar os genes em posições específicas dentro dos cromossomos, uma prática chamada mapeamento cromossómico. Como esses estudos enfatizam a transmissão de genes e cromossomos de uma geração para a seguinte, em geral eles são chamados exercícios na genética de transmissão, entretanto a genética clássica não e limitada a análise de transmissão de genes e cromossomos. Ela também estuda a natureza do material genético como ele controla as características e como ele sofre mutação.
A pesquisa de Mendel o levou a formular três princípios de herança:
• Os princípios de