Dispositivos de i/o
Os dispositivos de I/O (Input/Output ou Entrada/Saída) também denominados periféricos são dispositivos que permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou saída de dados.
O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD/DVD-ROM, em drive, scanner, microfone, joystick, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica, caneta ótica, dentre outros.
Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD/DVD-ROM, caixa de som, impressoras, sensores (de movimento, temperatura, etc.) e óculos (para realidade virtual).
Há também, os dispositivos que servem tanto para entrada como ara saída de dados. São eles: modem, drive de disquete, gravador de CD/DVD e disco rígido.
* Monitor de vídeo: É um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário. As imagens que aparecem no monitor são geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade de cores e a resolução que o monitor pode apresentar, também dependem da capacidade dessa placa.
A maioria dos pc’s de mesa usa tecnologia de cristal líquido (LCD) ou tubo de raios catódicos (CRT) e praticamente todos os aparelhos portáteis usam a tecnologia LCD. Temos ainda, mais recentemente, os monitores de LCD que possuem um painel de LED que auxilia o processo a exibir cores mais intensas e precisas. * Mouse: Pequena peça deslizante que serve para movimentar o cursor na tela, o que é facilitado pela sua movimentação sobre um apoio de borracha denominado mouse pad.
Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativá-los pressionando seu botão esquerdo, bastando o