comunicação SPI
Barramento Serial I²C e SPI
Braian Konzgen Maciel¹, Luciane Baldassari Soares¹, Ygor Quadros de Aguiar¹
¹Engenharia de Automação – Universidade Federal do Rio Grande – Centro de Ciências Computacionais
1. Introdução
Um computador consiste de um conjunto de componentes principais (processador, memória, periféricos de E/S), que se comunicam entre si, trocando dados e sinais de controle. De fato, ele é uma rede de componentes básicos e, dessa maneira, devem existir caminhos de conexão entre esses módulos.
A coleção de caminhos que conectam os vários componente (módulo) é chamada estrutura de interconexão. O projeto dessa estrutura depende das informações trocadas entre os vários módulos. Várias estruturas de interconexão têm sido utilizadas ao longo dos anos, mas a mais comum é a interconexão por barramentos.
1.1 Barramento
Um barramento é um caminho de comunicação entre dois ou mais dispositivos de um sistema de computação. Uma característica básica de um barramento é ser um meio de transmissão compartilhado, ou seja, diversos dispositivos podem ser conectados a um barramento, podendo um sinal transmitido por qualquer dos dispositivos ser recebido por todos os outros dispositivos conectados ao barramento. Mas se dois dispositivos transmitirem sinais ao barramento ao mesmo tempo, esses sinais irão se sobrepor e serão então adulterados. Dessa maneira, para que a transmissão ocorra com sucesso, apenas um dispositivo pode transmitir sinais pelo barramento a cada instante de tempo.
Tipicamente, um barramento consiste em vários caminhos ou linhas de comunicação, cada qual capaz de transmitir sinais que representam um único dígito binário, 0 ou 1. Ao longo do tempo, uma seqüência de dígitos binários pode ser transmitida por meio de uma linha. É possível usar as diversas linhas do barramento para transmitir vários dígitos binários simultaneamente (em