CANopen
INDUSTRIAIS
CANOpen
Fernando Salsa nº22521
Nuno Castro nº 26707
Ricardo Bento nº 26182
Tiago Aires nº 22090
Vilson Pastor nºERASMUS
Índice
Comunicações Industriais 3
CANopen 3
Configuração do Autómato e respectiva ilha 6
Programa para demonstrar o funcionamento da rede 10
Configuração do Timer 11
Código do programa 12
Conclusão 14
Comunicações Industriais
Durante a última década, dadas as tecnologias associadas ao controlo industral, nota-se que a comunicação sofreu grandes alterações em sua concepção, configuração e estrutura. Estas alterações tem sido sentidas em todos os ramos de atividade indo desde as telecomunicações móveis à Internet (redes sem fio).
Do ponto de vista de produção industrial, vemos que a comunicação entre equipamentos e o uso de mecanismos padronizados deve ser fiável, visto que é necessário todo uma gama de controle de processos e monitoração dos mesmos.
CANopen
CANopen é um protocolo de comunicação e de especificação de perfis de dispositivo de sistemas embebidos usados em automação. Ele consiste em um esquema de endereçamento, alguns protocolos de comunicação e uma pequena camada de aplicação definida por um dispositivo perfil (device profile).
Esta comunicação de protocolo tem suporte para gestão de redes, monitorização de dispositivos e comunicação entre os usuários.
O CANopen oferece um mecanismo que permite a interligação e comunicação de aparelhos de diferentes tipos e fabricantes, operando com todos eles de forma standard.
Utilização do CANopen
Atualmente, o CANopen é utilizado nas mais diversas áreas, principalmente onde é há automatização, por exemplo, na aviação civil e militar, transporte metroferroviário, transporte rodoviário, automatização de edifícios, automatização industrial, etc…
Tipos de comunicação
SDO- (Service Data Objects) (baseadas em CMS) faz a leitura e escrita