Relatório Mercado de Trabalho T.I
IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
DOCENTE: Patrícia Cristiane de Souza
DISCENTES: Fabiana, Glauber, Hygor, Rafael, Sergio e Wisley
Cuiabá/MT
Janeiro de 2015
RESUMO
Este relatório teve origem em uma pesquisa desenvolvida pelos alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Mato grosso, na disciplina de Tecnologia e Sociedade. O foco da pesquisa foi analisar a demanda das oportunidades do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação na região de Cuiabá e Várzea Grande, por meio de empresas do ramo, pontuando as dificuldades de encontrar candidatos (profissionais ou estagiários), com o perfil desejado pela empresa e, se tais dificuldades, estão vinculadas à falta de investimentos no setor para expansão e qualificação, ou pela falta de interesse do candidato em se qualificar. O questionário foi elaborado para que cada empresa/setor de tecnologia situadas nas regiões informadas pudessem responder com sua experiência apontando os principais pontos, tanto do mercado da região, como os alunos de T.I lidam com o mercado de trabalho.
INTRODUÇÃO
O setor de tecnologia da informação é um dos setores do mercado de trabalho que mais sofre com a escassez de mão de obra qualificada atualmente. Segundo o estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), um dos grandes problemas é o índice de evasão nos cursos de formação dos profissionais da área, que em 2010 foi de 87% em todo o Brasil. Contudo, o setor poderá apresentar falta de pelo menos 45 mil profissionais.
Com base no estudo citado acima, há vagas em aberto esperando por profissionais e a primeira dificuldade encontrada pelos egressos dos cursos de formação na área é conseguir o primeiro emprego, haja vista que o mercado exige, por exemplo, comprovação de experiência anterior e certificações.