Trabalho Marcelo
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
ENGENHARIA ELÉTRICA
RAFAEL PAVAN
Serial Peripheral Interface (SPI)
BAURU
2014
Sumário
1. Visão Geral........................................................................................................ 1
2. Descrição de Protocolo.................................................................................... 2
3. Hardware e Software.........................................................................................5
4. Conclusão..........................................................................................................8
5. Referências Bibliográficas............................................................................... 9
1. Visão Geral
Serial Peripheral Interface (SPI) é um protocolo de dados seriais síncronos utilizado por microcontroladores, para a comunicação rápida entre um ou mais periféricos, em distâncias curtas. Também pode ser utilzado para comunicação entre dois microcontroladores.
Em uma ligação SPI há sempre um dispositivo mestre, denominado Master (geralmente um microcontrolador), que controla os dispositivos periféricos escravos, denominados Slaves.
Na comunicação SPI, apenas um dos lados gera o sinal de clock, usualmente denominado (CLK ou SCK para clock serial). O lado que gera o clock é denominado Master, enquanto que o lado que recebe o sinal é denominado escravo.
1
2. Descrição do Protocolo
Quando um dado é enviado do Master para o Slave, é enviado sobre uma linha de dado denominada MOSI (Master Out Slave In). Caso o Slave tenha de retornar um dado de volta ao Master, o Master continuará gerando um determiando número de ciclos de clock premeditados, e o Slave colocará o dado em uma terceira linha de dado, denominada MISO (Master In Slave Out). Pelo fato do Master sempre gerar um sinal de clock premeditado, ele deve saber com antecedência quando um Slave necessita enviar um dado, e quantos dados serão.