Dispositivos de entrada
Dispositivos de saída são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e saída de dados. O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informações que podem ser entendidas pelo usuário. Há dispositivos que funcionam tanto para a entrada como para a saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores. A ação destes dispositivos pode envolver a conversão da informação digital, proveniente do computador, para outro formato.
Os principais dispositivos de entrada de informação são: teclado, mouse, drive de CD/DVD-ROM, pen-drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura, etc) e óculos (para realidade virtual).
Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informação são: modem, drive de disquete, gravador de CD/DVD e disco rígido.
Monitor: Um monitor é um dispositivo de saída que serve de interface ao utilizador, na medida em que permite a visualização e interação dos dados disponíveis. Existem dois tipos disponíveis CRT e LCD, em relação aos componentes internos para a produção das imagens. A superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem é chamada tela ou ecrã. A imagem na tela é composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor será a resolução. A resolução é a responsável pela nitidez das imagens e do texto depende de dpi ou pixel, quanto