Dispositivos de entrada e saída
Dispositivos E/S
Dispositivos de E/S(Entrada e saída) tem a função de permitir a interação do computador com o mundo externo. Os dispositivos E/S são divididos em entrada, saída e entrada-saída.
Para ocorrer o processo de comunicação entre o processador e o dispositivo existe um controlador dentro de cada dispositivo para atender as requisições do processador, esse controlador sabe como gerenciar as requisições do processador e decodifica-las para o dispositivo. A comunicação ocorre através de um barramento onde estão ligados também a memória e a CPU.
O modelo de comunicação através do barramento apresenta um problema de concorrencia onde o processador, memória ou dispositivo de e/s podem querer utiliza-lo ao mesmo tempo, para tal problema existe prioridade para qual componente pode utilizar o barramento. Sabemos que o acesso o processo de interação entre os componentes costumam se tornar lentos devido a necessidade de controle do processador em pedir informação ao dispositivo de e/s e armazenar o seu resultado na memória, porém alguns controladores de e/s permitem acesso direto a memória(DMA) retirando do processador a carga de escrever na memória depois que uma operação qualquer é feita.
Abaixo segue uma imagem com a divisão lógica entre os componentes discutidos acima:
-------------------------------------------------
Gerenciamento de Dispositivos de Entrada e Saída
Para que o processador possa enxergar os dispositivos de entrada e saída existem diversas maneiras de mapear os dispositivos afim de que o processador trabalhe com eles da forma mais genérica possível deixando a cargo do controlador do dispositivo e/s executar operações complexas. Abaixo segue em forma de lista as diferenças entre cada tipo de mapeamento utilizado na gerência de dispositivos de entrada e saída.
Mapeamento em memória 1. Registradores internos ao controlador de interface são mapeados como memória permitindo o