dispositivos de entrada e saida
Ponta Grossa
2013
Introdução
Esse trabalho fala sobre dispositivos de entrada e saída como:
Mouses – Dispositivo de Entrada. Tipos de mouses.
Impressoras – Dispositivo de saída. Tipos de impressora monocromáticas e coloridas.
Modems – Dispositivo de entrada e saída. Comunicação entre computadores.
Os dispositivos de entrada e sida codificam informação que entram através de dados e que possam ser processados pelo Computador. Exemplos: Mouses, Impressoras e modens... Mouses
O mouse é a forma mais comum de se mapear a tela, permitindo que o usuário do sistema aponte para qualquer um dos seus pontos.
Pequena peça deslizante que é ligado a saída serial ou a uma porta especial do tipo MINI-DIN do microcomputador, existe também o mouse sem fio utilizando uma interface infravermelha, o mouse serve para movimentar o cursor na tela. À medida que o mouse é movimentado por meio de uma pequena bola (trackball), seus sensores internos reproduzem na tela a movimentação do cursor. O mouse pode ser de botões ou de esfera (trackball) e pode ter 3 botões (padrão Mouse System, em desuso) e 2 botões (padrão Microsoft).
Existem 3 tipos de mouses sendo produzidos:
Mouses mecânicos: tem 2 rodas de borracha saliente, com seus eixos perpendiculares um ao outro. O movimento de cada roda é solidário a um resistor variável (potenciômetro).
Mouses ópticos: não tem rodas nem bola. Em lugar desses é usado um LED (Diodo Emissor de Luz) e um foto sensor na parte de baixo. Esse mouse é usado sobre uma superfície de plástico, que contem uma grade retangular de linhas com poucas distancias entre elas. O movimento do mouse sobre essa superfície causa um cruzamento entre as linhas da grade que é identificado pelo fotodetector.
Mouses óptico-mecânico: tem uma bola de borracha que aciona duas engrenagens alinhadas