contabilidade
1 INTRODUÇÃO A pesquisa estuda mostra a Gestão Industrial é de suma importância para orientação contábil e administrativo, apontando informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas na empresa.
É de conhecimento geral que a excelência na gestão industrial é um dos principais fatores de sucesso para uma empresa. Com a concorrência, os custos de produção e matéria prima sempre ascendentes, torna-se fundamental manter controle absoluto em indicadores industriais do tipo sucata, produtividade, re-trabalhos, “over usage” de matéria prima, estoque de matéria prima, etc.
A aplicação de ferramentas de gestão industrial como Controle Estatístico de Processo (CEP), Melhoria Contínua de Processos (“Kaizen”), Sistemática de Notas de Trabalho para produtos e processos, Sete Ferramentas da Qualidade, etc., garantem um acompanhamento eficaz dos mais diferentes processos realizados dentro das empresas.
2 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA
A gestão industrial aponta à contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto. Dentre as diferenças na apuração dos custos das vendas convém explicar o que são custos. O custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou