Dispositivos de energia
PROF. RANIERE GUIMARÃES
INTRODUÇÃO
Quase todos os componentes dentro de um PC fazem uso da eletricidade, no qual dependem de um fornecimento estável de energia. Para que os problemas de energia elétrica não comprometam o funcionamento dos componentes internos é necessário a utilização de dispositivos que possam realizar filtragem de ruídos e proteção contra picos de tensão.
PROF. RANIERE GUIMARÃES
INTRODUÇÃO
Estes dispositivos são: fonte, filtro de linha, estabilizadores e nobreaks. Os três problemas mais comuns são: Brownouts - está relacionado com a queda da tensão durante um certo período. Surtos – corresponde ao aumento da tensão durante um curto espaço de tempo. Spikes – são descargas maciças de energia, porém de curta duração.
PROF. RANIERE GUIMARÃES
FONTE
A fonte de alimentação é responsável por fornecer energia aos componentes garantindo estabilidade, atenuando as variações na corrente elétrica. A função básica da fonte é transformar a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, filtrando e estabilizando. Fontes: Nominal e Real
PROF. RANIERE GUIMARÃES
FONTE
PROF. RANIERE GUIMARÃES
FILTRO DE LINHA
Baseado em MOVs (Metal-Oxide Varistors) e fusível, oferecem baixa proteção, a um custo baixo. Utilizado como uma primeira linha de proteção contra raios, ou seja, contra spikes. Seu funcionamento segue a seguinte regra: ao receber um raio ou uma descarga violenta, o fusível se queima rapidamente e os MOVs direcionam a tensão excedente protegendo o equipamento.
PROF. RANIERE GUIMARÃES
FILTRO DE LINHA
PROF. RANIERE GUIMARÃES
ESTABILIZADOR
Os componentes básicos de um estabilizador são um transformador e um seletor mecânico (relé). Sua função é estabilizar a tensão, compensando variações na rede elétrica, além de proteger contra spikes. Para aterramento existe o Módulo Isolador. Comparado ao um filtro de linha:
Consome mais energia; maior custo; produz variações de tensão criada pelo seletor; suportam carga