convers o eletromecanica
Estuda os princípios e processos de conversão de energia elétrica em mecânica e vice-versa. Desenvolvem meios para a obtenção dos modelos dos transdutores eletromecânicos. A energia é convertida para forma elétrica devido a: ⇒ facilidade de transmissão, ⇒ facilidade de Processamento. A conversão eletromecânica envolve a troca de energia entre um sistema mecânico e um sistema elétrico através de um campo de acoplamento, que pode ser de origem elétrica ou magnética.
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA - Processo que se realiza através do campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário. Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia que se perde em aquecimento. TRANSDUTORES – dispositivos que tomam uma forma de energia e a convertem em outra. Ex.: geradores, eletroímãs, alto-falantes, microfones, vibradores, etc. Um transdutor pode ser dividido em três partes: elétrica, mecânica e eletromecânica propriamente dita. Os dispositivos que realizam a conversão de energia também podem ser classificados, segundo o número de campos envolvidos, em: A) Dispositivos de excitação únicos - desenvolvem forças de impulso não– controlados. Ex.: relés, solenoides, atuadores diversos.
B) Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação - desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades. Obs.: 1. Ímãs permanentes - frequentemente usados como um dos caminhos de excitação. 2. Em muitos dispositivos – um caminho de excitação estabelece o nível de campo elétrico ou magnético. O outro caminho trabalha com sinais. Ex.: alto-falantes, motores de conjugado, tacômetros e captadores. 3. Nos dispositivos de potência – realiza-se a conversão contínua da energia. Ex.: motores e geradores.
DIVISÃO DOS DISPOSITIVOS DE CONVERSÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO
A- Dispositivos para medição e controle (transdutores): Dispositivos de 2 ou mais