Disponibilidade Hidrica do Brasil
Segundo a Resolução do CNRH n° 32, de 15 de outubro de 2003, o Brasil é dividido hidrograficamente em 12 Regiões Hidrográficas. A população total do Brasil, segundo dados do IBGE de 2006, é de aproximadamente 186,7 milhões de habitantes. Sua população urbana é correspondente a 82% do total de seus habitantes. A densidade populacional média brasileira é de 21,6 hab/km².
Disponibilidade Hídrica Segundo levantamento de dezembro de 2007, a vazão média anual dos rios em território brasileiro é de 179 mil m³/s, correspondendo a aproximadamente 12% da disponibilidade mundial de recursos hídricos (1,5 milhão de m³/s).
A região hidrográfica Amazônica detém 73,6% dos recursos hídricos superficiais do Brasil, ou seja, a vazão média desta região é quase três vezes maior que a soma das vazões das demais regiões hidrográficas. A Tabela 1 ilustra os resultados para cada Região Hidrográfica do país.
O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000l Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²).
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 Km³/ano, sendo que desta, 40 Km³/ano constitui o potencial explotável sem riscos para o sistema aqüífero.
As águas em geral são de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos, sendo que em sua porção confinada, os poços tem cerca de 1.500 m de profundidade e podem produzir vazões superiores a 700 m³/h.
A vazão específica média brasileira é igual a 20,9 L/s/km². Apesar de possuir, em valores globais, uma grande oferta de recursos hídricos superficiais, o Brasil apresenta