trabalho de Geografia 1
GILSIANE SANTOS DE ALMEIDA
GEOGRAFIA
JOSENILSON VIOLA
DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL
SALVADOR
2015
Distribuição da água no Brasil
O Brasil é considerado uma potência econômica mundial quando o assunto é a disponibilidade hídrica, haja vista que o território brasileiro concentra cerca de 12% de todas as reservas de água existentes no mundo. Mas isso não significa que o país não passe ou nunca tenha passado por crises de falta de água. E a principal razão é a questão da distribuição da água no Brasil e sua utilização.
Podemos dizer que as reservas de água encontram-se má distribuídas no país. A região Norte é a que apresenta a maior parte da disponibilidade, enquanto as regiões Nordeste e Sudeste apresentam um número menor dessas reservas, seguindo uma ordem inversamente proporcional ao número de habitantes dos respectivos lugares em questão. Observe a tabela a seguir:
Disponibilidade hídrica dos estados em metros cúbicos por habitante em um ano.
Como podemos perceber, o índice per capta da disponibilidade hídrica, isto é, a quantidade de recursos hídricos disponíveis em relação ao número de habitantes, é maior em estados pertencentes à região Norte e Centro-Oeste do país (exceto o Rio Grande do Sul), pois essas áreas apresentam uma menor densidade populacional e bacias hidrográficas com maiores vazões. Nos demais locais, a disponibilidade é menor que 20000 m³ para cada habitante durante o ano, chegando, em alguns locais, a níveis inferiores a 1500 m³.
Se observarmos, por outro lado, o consumo frente à disponibilidade conforme as regiões, tal qual o gráfico a seguir nos apresenta, podemos chegar a novas conclusões a respeito desse cenário:
Gráfico da distribuição de água no Brasil por regiões
Portanto, a região Norte, que concentra menos de 7% da população, possui cerca de 68% das reservas hídricas do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste, regiões mais populosas, apresentam apenas 6% e 3% das reservas,