Dispersão da luz e formação da luz
IMAGENS
Nomes: DANIEL, KELLY
O QUE É?
• Dispersão da luz é o nome dado ao fenômeno no qual uma luz policromática, ao se refratar, decompõe-se nas cores componentes. Esse fenômeno se deve ao fato de que o índice de refração de qualquer meio material depende da cor da luz incidente. QUEM DESCOBRIU?
• O primeiro a estudar esse fenômeno foi
Newton. Ele mostrou também que era possível recompor a luz policromática original. Para a decomposição da luz, Newton fez uso de um prisma.
COMO OCORRE ESSE FENOMENO?
• O fenômeno da dispersão pode ser mais bem observado quando a luz policromática, que se propaga no ar, incide obliquamente em um prisma de vidro. A decomposição da luz ocorre na face onde ela incide, sendo que a separação das cores
(espectro aumentado) ocorre quando a luz se refrata novamente na outra face. FORMAÇÃO DE
IMAGENS OU
DIOPTRO PLANO
O QUE É?
Um dioptro plano consiste num conjunto de dois meios opticamente homogêneos e transparentes separados por uma superfície plana como, por exemplo, o ar em contato com a água parada e transparente de uma piscina (dioptro ar-água).
COMO OCORRE?
• Quando observamos um objeto no fundo de uma piscina cheia de água, estamos observando sua imagem virtual, que está acima do objeto.
• Da mesma maneira, se estivermos debaixo da água, e olharmos para um corpo fora da piscina, estaremos observando sua imagem virtual, que está acima do objeto. • Essa posição, diferente da real, em que enxergamos a imagem virtual, chamamos de posição (ou distância) aparente. COMO OCORRE?
• Na figura I o ponto objeto real P está dentro da água e emitindo dois raios de luz, um vertical que não sofre desvio e o outro oblíquo que, ao se refratar para o ar, afasta-se da normal atingindo os olhos do observador e determina a imagem virtual (P’), acima do objeto real P.