Dislipidemia
Manter uma alimentação saudável é uma preocupação constante para os portadores de DA, devido algumas complicações, causa pelo envelhecimento do organismo. Essas complicações são:
• Problemas odontológicos: falta dos dentes,próteses velhas e mal-ajustadas, doença dacavidade oral e das gengivas, além da má higienização.
• Problemas de deglutição: com dificuldade para engolir alimentos mais sólidos, devido a doenças da garganta e do esôfago.
• Perda ou diminuição do paladar e do olfato.
• Problemas psicogeriátricos: principalmente a depressão, a tristeza, o desânimo, a apatia e a solidão.
• Uso de muitas medicações, que podem trazer muitos efeitos colaterais e perda de apetite, bem como distúrbios gástricos, como a azia e a gastrite.
• Doenças comuns para o idoso, como os problemas cardiacos , pulmonares, gástricos e neurológicos, que trazem também a perda do apetite como consequência (Convivendo com Alzheimer). Alguns portadores da DA necessitam de auxilio para se alimentarem corretamente.
Às vezes eles são capazes de se alimentar bem por um longo período, mesmo quando já esqueceram como fazer outras atividades. Entretanto há diferentes problemas relacionados a alimentação (Watson, 2002).
O paciente quando está em estágio inicial pode se apresentar um quadro de depressão e não sentir vontade de se alimentar podendo leva-lo a perda de peso. Ao avançar da doença pode se apresentar confuso e esquecer que já se alimentou, outro fato possível é estar sempre como fome e apresentar um ganho de peso .
No estagio médio o paciente acaba confundindo alguns objetos com alimentos , e no estagio final da doença o individuo esquecer como mastigar e engolir os alimentos.
Para cada uma dessas situações há estratégias que irão ajudar os pacientes a se alimentar corretamente e se manterem sadios (Watson,2002).
Tipos de alimentação
Com o avanço dos estágios da doença o cardápio deve ser elaborado de acordo com a capacidade e facilidade