dislexia
As habilidades necessárias para a nomeação rápida envolvem, atenção ao estímulo, processos visuais responsáveis pela discriminação, identificação da letra e seu padrão, integração de características visuais e informação de padrão visual com estocagem de representações ortográficas, representações fonológicas estocadas, acesso e recuperação fonológica, ativação e integração da informação semântica conceitual e ativação motora para a articulação.
Estudos realizados com três grupos de crianças, sendo eles baixo risco para dislexia, alto risco para dislexia e com dislexia, tiveram acompanhamento escolar desde o jardim de infância. O objetivo da pesquisa era acompanhar e verificar a relação entre os níveis cognitivos, habilidades de leitura, consciência fonológica e nomeação rápida. Os resultados obtidos foram que a consciência de fonemas e a nomeação rápida são de extrema importância para que a criança seja alfabetizada.
A consciência fonológica no período pré- escolar é importantíssimo neste processo, principalmente para as crianças que apresentam alto risco para dislexia e com dislexia. A nomeação rápida faz-se mais importante nos anos iniciais do ensino fundamental.
No entanto as autoras afirmam que levando –se em consideração os estudos realizados, é possível que se perceba sinais de dislexia já no jardim de infância e, quanto antes se notar os estímulos podem ser trabalhados