Dislexia: um problema de linguagem
UNIDADE REGIONAL DE IMPERATRIZ – UREI
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO INOVADOR – C. E CAMINHO DO FUTURO
DISLEXIA: UM PROBLEMA DE LINGUAGEM
IMPERATRIZ – MA
2014
Gustavo Viana
Jônatas Pinheiro
Kaio Felipe
Thayná Pereira
Suellen Souza
DISLEXIA: UM PROBLEMA DE LINGUAGEM
Projeto elaborado para exibição na Mostra Científica, objetivando a obtenção da nota do quarto período.
ORIENTADORA: Rosângela Melo
CO-ORIENTADOR: Julimar Carlos
IMPERATRIZ – MA
2014
SUMÁRIO
1. PROBLEMA
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVO GERAL
3.1 Objetivo Específico
4. METODOLOGIA
5. HIPÓTESE
6. REFERENCIAL TEÓRICO
7. MATERIAIS E RECURSOS
8. CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
PROBLEMA
Se não diagnosticada e acompanhada a dislexia pode tornar-se motivo de repetência e evasão escolar. Ainda, sendo causa de desestímulo, baixa autoestima e vergonha, o que na verdade não o é. Se já não bastasse o distúrbio em si, a falta de informação sobre essa disfunção pode ocasionar um constrangimento muito maior, já que por não saber do que se trata as pessoas taxarão o disléxico por desleixado, preguiçoso, descompromissado.
JUSTIFICATIVA
Se destacar como um bom aluno em sala de aula é o que todos querem. Porém, existem algumas crianças que sentem dificuldades na execução de atividades simples, tais como escrever, ler, entender o que leu, soletrar e resolver alguns problemas matemáticos, ainda que básicos. Essas dificuldades, às vezes, podem persistir por toda a vida, causando alguns transtornos para os seus portadores.
Em termos técnicos, isso se trata de um distúrbio neurobiológico, que denomina-se dislexia. A dislexia, como a própria etimologia da palavra quer significar, é uma disfunção hereditária e congênita que afeta o campo da linguagem. Escrever, ler, calcular, podem se