Disjuntores
Dispositivo de manobra (mecânico) e de proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. Os dispositivos de baixa tensão são compreendidos de acordo a norma NBR-5361.
Os disjuntores possuem, no mínimo, dois níveis de proteção:
Contra sobrecorrentes pequenas e moderadas (geralmente correntes de sobrecarga), através de disparadores eletromagnéticos ou térmicos;
Contra sobrecorrentes elevadas (geralmente correntes de curto-circuito), através de disparadores eletromagnéticos.
Os disjuntores abrangidos por esta Norma são previstos para serem instalados em locais com as seguintes condições:
a) altitude não superior a 2 0 m; b) temperatura máxima ambiente de 40°C, com valor médio em um período de 24 h, não excedendo 35°C e temperatura mínima de - 5°C; c) ar ambiente não poluído por poeiras, fumaça, gases corrosivos ou inflamáveis, vapores e salinidade; d) umidade relativa não superior a 50%, a uma temperatura máxima de 40°C.
Umidades relativas mais elevadas podem ser permitidas para temperaturas mais baixas (90% a + 20°C p.e.). Devem ser tomadas precauções para evitar condensações que possam ocorrer com variações de temperatura.
Se os disjuntores forem destinados a uso em condições diferentes das especificadas anteriormente, o fabricante deve fornecer as seguintes informações:
Quando solicitadas devem ser fornecidas pelo fabricante as seguintes informações:
a) tipo (modelo) do disjuntor;
b) características nominais:
- tensão nominal em Vca.: é o valor de tensão em que