disjuntores e fusíveis
Disjuntores e Fusíveis
Nas instalações elétricas o aumento da temperatura devido à circulação de corrente projetada para o funcionamento normal, é tal que não afeta qualquer elemento do sistema.
Entretanto, a corrente pode atingir valor muitas vezes maior do que aqueles projetados para condição normal de operação, quando houver algum tipo de defeito no circuito, nos aparelhos ligados na rede elétrica ou mesmo, quando ocorrer situações de utilização indevida de rede.
Essa sobrecarga produz sobre aquecimento nos condutores, podendo provocar, inclusive, incêndios. Há possibilidade, de se fundir o condutor, ocasionando faíscas que podem incendiar materiais inflamáveis próximos, ou mesmo inflamar materiais constituintes da isolação presentes em alguns tipos de condutores.
Torna-se evidente, portanto, que toda instalação elétrica deve ser convenientemente protegida contra os defeitos citados.
Emprega-se, para tanto, dispositivos de proteção, em número tal a garantir o perfeito suprimento da carga que está sendo alimentada (equipamentos elétricos) além da função de proteção dos condutores. Estes dispositivos devem interromper o circuito, automaticamente, sempre que a intensidade de corrente atingir valor que poderá causar danos. Os dispositivos de proteção dos condutores são dimensionados, em função de sua bitola e do modo de instalação. Quanto aos equipamentos, a proteção deve ser feita de acordo com as características dos mesmos.
Fusível
Fusíveis são dispositivos conectados ao circuito elétrico que tem como função principal a proteção do circuito contra as sobrecargas da corrente elétrica, evitando possíveis danos ao sistema elétrico, tais como a queima do circuito, explosões e eletrocutamento. Os disjuntores possuem a mesma função, porém sua utilização difere da dos fusíveis. Os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e indústria leve. Já os disjuntores são mais aplicados na indústria pesada.
O funcionamento de um