Balanço Patrimonial
Resumo:
O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do Patrimônio ou uma ‘’fotografia’’, em dado momento, do conjunto do Patrimônio de uma empresa ou entidade.
Entende-se por patrimônio de uma empresa o conjunto de seus bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido (P.L), essa situação patrimonial é representada, em qualquer momento, na forma de uma equação chamada de Balanço Patrimonial.
De acordo com o texto a dinâmica patrimonial como aspecto de estudos, é responsável pela estrutura estática do mesmo patrimônio, que consequentemente expressando o movimento, velocidade e a transformação do organismo patrimonial.
Movimento: é o estado de alterações do corpo, ou seja, é o dado momento em que o patrimônio começa a mudar, a se alterar financeiramente, e seu resultado final é chamado de movimento.
Velocidade: é o grau de agilidade dado pelo movimento, quanto maior for à velocidade crescente do patrimônio, maior será a chance de renovar seu capital.
Transformação: é o efeito do movimento, que ocorre com uma velocidade específica, produto da velocidade do movimento, quanto mais rápido se movimentar o patrimônio, maior será a sua transformação.
Para Masi, um patrimônio precisa ser estático, para poder analisar as relações dos componentes patrimoniais concernentes à proporção e ao equilíbrio, e dinâmico para analisar os elementos patrimoniais de acordo com a sua capacidade de movimento. Os aspectos dinâmicos, quando deficientes, insuficientes e inadequados, alcançarão um estrutura defeituosa, que embora,
na formação contábil, pareça se equivalente está essencialmente, cheia de ‘’patologias proporcionais’’, tão perniciosas à eficácia do patrimônio.
O Balanço Patrimonial é constituído de três partes. O lado esquerdo é denominado de Ativo, o lado direito é