Disgrafia
TEMA
DISGRAFIA
INTRODUÇÃO
O ler é condicionado pelo escrever, para ler. Escrever não é somente um modo de fixar nossos pensamentos e idéias, em nossa sociedade é uma maneira de comunicarmos.
A disgrafia é conhecida por “letra feia”. Este distúrbio acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras tornando-as ilegível. Porém, não esta associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Disgrafia é uma alteração da escrita, normalmente ligada a problemas perceptivos-motores..
Ela afeta em geral crianças com idade de alfabetização. Até as 3 primeiras series é normal que crianças façam confusões ortográfica, pois os sons e palavras impostas ainda não são dominadas por elas.
O tratamento deste distúrbio requer um professor bem orientado, tanto na identificação da criança portadora deste distúrbio assim como a utilização de técnicas metodológicas específicas, afim de melhorar o desenvolvimento escolar.
DISGRAFIA
Disgrafia é um transtorno relacionado a uma dificuldade de aprendizagem da escrita no que diz respeito ao traçado das letras e a disposição dos conjuntos gráficos. Relacionando –se portanto á dificuldades motoras e espaciais. O aluno tem dificuldade na realização de tarefas básicas no ato de escrever ligada a um problema perceptivo motor , a criança não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases, com a dificuldade que ela encontra na hora de escrever as letras; Ela vê a figura mais não consegue realizar os movimentos.
É confundida com “ letra feia”; Pois a criança tenta recordar-se da escrita, não obtendo sucesso une inadequadamente as letras tornando-as ilegíveis. Tal problema não compromete o intelectual. Ao contrario, geralmente digráficos são