discussão relatorio lipideos
Os Lipídeos pertencem a uma categoria de substâncias orgânicas hidrofóbicas que podem ser extraídos de células e tecidos por solventes não polares como clorofórmio e éter. Podem estar subdivididos em grupos com características físico-químicas distintas como as gorduras, óleos, ceras, esteroides e outros. Possuem funções variadas e dentre elas as de armazenamento energético, isolamento térmico, proteção mecânica, mas podem assumir papéis hormonais, atuar como cofatores enzimáticos e transportadores de elétrons no metabolismo. Foram realizados vários experimentos cuja discussão segue abaixo.
5.1 SAPONIFICAÇÃO
Em geral os lipídeos são insolúveis na água e solúveis em solventes apolares. No entanto, os triglicerídios, na presença de bases, podem ser hidrolisados liberando glicerol e sais de ácido graxos (sabões), de acordo com a reação:
Triacilglicerol + 3KOH → Glicerol + 3R-COO-K+
A reação de saponificação é qualquer reação de um éster com uma base para produzir um álcool e o sal alcalino de um ácido carboxílico. Neste caso, a reação consiste na desesterificação do triglicerídio, na presença de solução concentrada de álcali forte (NaOH ou KOH) sob aquecimento, liberando sais de ácidos graxos e glicerol. Os sais de ácidos graxos (3R-COO-K+) resultantes da reação de saponificação apresentam uma característica anfipática onde em solução aquosa diminuem a tensão superficial da água formando espuma sob agitação. No experimento realizado ocorreu a dissolução total da margarina utilizada em banho maria e a formação de pequenos grumos na solução alcoólica de KOH ficando demonstrada a saponificação de parte dos lipídeos presentes na solução.
5.2 SEPARAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS
Os sais de ácidos graxos presentes no sabão formado na reação se saponificação podem ter o ácido graxo separado em solução ácida. No experimento realizado foi utilizado ácido clorídrico concentrado para fazer essa separação que segue a reação abaixo: