Discussing Innovation as growth policy
Análise ao artigo “Innovation as growth policy: the challenges for Europe” de M. Mazzucato e C. Perez
Índice
Introdução 3
Inovação como política de crescimento 3
A Economia do Desenvolvimento – Aulas e matérias relacionadas com o tópico 5
O futuro da Europa: estratégias para um crescimento económico sustentável – crossing ideas 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
A discussão da sustentabilidade do atual paradigma do desenvolvimento assume contornos vitais na projeção de um plano de ação de longo prazo dos Estados. A crise financeira que eclodiu em 2008 nos EUA, contagiando todo o planeta, serviu como wake up call para nos alarmar para a alarmante erosão do modelo de desenvolvimento económico alicerçado na especulação financeira. Que o diga a União Europeia do século XXI, que vive atualmente um dos períodos mais conturbados da sua história. Torna-se imperativo reformular o enfoque da economia e questionar o paradigma ultraliberal vigente nos dias de hoje.
Neste ensaio analisaremos no primeiro capítulo o contributo de Mariana Mazzucato e Carlota Perez, intitulado “Innovation as Growth Policy: the challenge for Europe”. De seguida, iremos estudar um grupo de conceitos importantes na discussão da temática em questão à luz das matérias abordadas nas aulas de Economia de Desenvolvimento, culminando no terceiro capítulo com um enquadrando a publicação com questões como reformas estruturais em torno do desenvolvimento económico na prossecução do crescimento sustentável dos países e a importância da ação do Estado na prossecução dessa meta.
Inovação como política de crescimento
Segundo Schumpeter, a inovação é a força motriz do crescimento no capitalismo, sendo a criação do crédito resposta às oportunidades de expansão. Assim, oportunidades de inovação desencadeiam a disponibilidade de dinheiro e não vice-versa. O objetivo das autoras com o artigo em questão é sublinhar a necessidade de adotar