Discurssiva 01
Leia atentamente o texto a seguir.
Todos os recursos que entram numa empresa passam pelo Passivo e Patrimônio Liquido (PL). Os recursos (financeiros ou materiais) são originados dos proprietários (ingresso de recursos e reinvestimento de lucros), fornecedores (vendas a prazo), governo (impostos e encargos a pagar), bancos e financeiras (empréstimos, financiamentos, adiantamentos de recebíveis, etc.), representando origens de recursos. Através do PASSIVO e do PATRIMONIO LIQUIDO, portanto, identificam-se as ORIGENS DE RECURSOS investidos na empresa. Na tomada de decisão, os gestores precisam conhecer como está estruturado o capital da empresa, se está gerindo os negócios com capital próprio ou de terceiros.
A proposta desta atividade é: explique e/ou construa o conceito de capital próprio e capital de terceiros. OBSERVAÇÕES
Deve conter no máximo 4000 caracteres.
Para validar sua resposta é necessário citar a fonte utilizada.
CAPITAL PRÓPRIO: São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. É o aporte para dar início aos negócios, inteirado por lucros futuramente e as reservas deste capital, ou seja, todo e qualquer dinheiro e bens, investido pelos sócios na empresa junto do valor dos lucros reinvestidos. Corresponde ao patrimônio líquido. Para se achar o percentual desse capital, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo Passivo Total.
CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originários de terceiros, pessoas externas à entidade, utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade, estes recursos que provem de fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar, ou seja, é o dinheiro de pessoas que não possuem relação alguma com a empresa, sendo utilizado para mantê-la operando. Corresponde ao passivo exigível. Calcula-se o percentual desse tipo de capital dividindo Capital de Terceiros pelo Passivo Total; ou (Passivo Total – Patrimônio Líquido) dividido por Passivo Total.