Pedagogia
IARA ANA SEHN PIERMANN
LAILA MONTEIRO
BERNARDETE PAISNTEIN
GÊNEROS TEXTUAIS E OS MECANISMOS DE COESÃO
JARAGUÁ DO SUL
2013
ACADÊMICAS:
Iara Ana Sehn Piermann RA: 7127510702
Laila Monteiro RA: 7127508225
Bernardete Panstein RA: 6962498527
Pólo: Anhanguera Educacional – Jaraguá do Sul
Curso: Pedagogia
Turma: 1 fase pedagogia
Disciplina: Leitura e produção e textos
Tutor presencial: Roberta de Oliveira Silveira
Tutor à distância: Silvia Regina Bella Ribeiro
GÊNEROS TEXTUAIS E OS MECANISMOS DE COESÃO
Diariamente encontramos diversos gêneros textuais: narrativos, descritivos e dissertativos, e também existem diferentes tipos: receitas culinárias, relatórios, cartas, convites, emails, entre outros e todos estão vinculados ao letramento. A estrutura histórica enfatiza o relacionamento social: Marcuschi afirma que, a comunicação com o significado e Bakhtin defende os textos como ferramentas argumentativas, dividindo-os em subtipos, já Bronckart enfatiza o relacionamento social, a criatividade; os gêneros caracterizam-se mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por detalhes lingüísticos. O homem precisa estar preparado para exercer a cidadania e enfrentar o mercado de trabalho, a competitividade, segundo suas necessidades.
Nas instituições escolares, todas as áreas deveriam trabalhar as questões de competências de leitura e escrita nos diferentes gêneros, pois todos são meios de comunicação e interferem no processo de relacionamento social para poder atingir os objetivos almejados.
GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICAS
Segundo Marcuschi (2005), os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social, portanto são entidades sócio-discurssivas e formas de ação social em qualquer situação comunicativa.Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis e