Discurso e pratica
Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nosso lar, por é importante estar em um ambiente saudável, e isto depende de cada um de nós. Sabemos que lidar com pessoas não é fácil, pois deparamos com formas diferentes de pensar, agir e decidir. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não. Enfim, as pessoas têm objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém, podendo causar conflito com a própria empresa.
A finalidade da comunicação é afetar comportamentos. Um erro comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que sua interpretação será, assim, mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas. Temos plena necessidade de verificar a receptividade de uma instrução escrita e de examinar o entendimento de instruções verbais.
Na BRASKEM há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia. Cerca de uma semana antes da divulgação trimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado e avaliar o que pode ser feito. (texto: Relatos diferentes, uma narrativa. Por Roberto Rokermann).
O alinhamento é uma busca constante para que cada relato possa narrar os princípios que norteiam a empresa. Com isso os colaboradores têm com clareza e objetividade e informações necessárias para realizar um bom trabalho, estimulando a produtividade em todos os setores da organização. Assim sendo, investidores e clientes sentem-se seguros, pois visão menor índice de riscos e aumento de lucros, confiando em empresas que são organizadas e que possuem profissionais capacitados.
Uma empresa precisa ser coerente e ter transparência entre discurso e prática, pois caso contrário poderá despertar desconfiança e descrédito. Ser coerente