Discurso Para Os Alunos De Letras
É uma honra estar aqui hoje participando junto com vocês deste momento tão importante em suas vidas. Muito obrigada pelo carinho ao me escolherem como nome de turma. Sinceramente me sinto muito honrada e feliz.
A minha alegria é tanta que sinto vontade de dividir com vocês um poema de Tiago de Melo que fala de meninos que repartem esmeraldas.
O poema começa assim:
“Contigo, companheiro que chegaste,
Desconhecido irmão de minha vida,
Reparto esta esmeralda que retive em meu peito
No instante fugitivo em que acaba a infância,
Porque a esmeralda não se acaba nunca”.
A esmeralda que fala Tiago de Melo é uma metáfora e pode simbolizar nossos desejos, nossos sonhos, que muitas vezes ficam esquecidos no tempo...
O sonho é a força que move o mundo. Sonha o pescador quando lança suas redes sobre as águas em busca dos peixes... Sonha o alpinista quando olha a montanha tão alta e acredita que vai chegar lá no topo... Sonham as mulheres grávidas, quando suavemente acariciam o ventre imaginando o rostinho do seu bebe que vai chegar... Sonhamos todos quando fechamos os olhos e imaginamos um futuro de sucesso e realizações.
Mas o futuro, o sucesso, as realizações são desafios construídos com muita coragem, muita luta, muita persistência, muita determinação.
Tiago de Melo continua:
“Reparto, companheiro porque chegas a este caminho longo e luminoso, mas que também se faz áspero e duro, onde as nossas origens se abraçaram, dissolvendo em paz as nossas diferenças, porque os homens foram feitos para juntos cantar.
É chegar e seguir, os dois cantando,
Os dois e a multidão num só caminho, em direção ao sol, que nos ensina a sermos mais cristalinos,
Mais parecidos ao menino que fomos e que somos de novo, dentro de cada homem, desde que esse novo homem seja capaz de repartir seu canto e um pedaço de sol bem luminoso, com esse desconhecido ser que chega sem nada:trazendo apenas a esperança de ver o amor de perto.”
Meus