Discursivas
1
Com base no livro da nossa disciplina aponte as principais contribuições dos romanos para a política do mundo ocidental?
Na resposta devem constar as citações e as referências bibliográficas, conforme determina a ABNT.
Peso: 3.0 É possível atribuir aos romanos o mérito da invenção do sistema político, no sentido de terem oportunizado um terreno fértil para seu nascimento como esfera distinta. A política nasceu, quando a esfera privada da economia, da guerra e do sagrado ou do poder foram separadas e o poder político deixou de identificar-se com o corpo místico do governante como pai, comandante e sacerdote, isto é, distinguiu-se o Estado do Governo.
Os romanos criaram um sistema cujo propósito maior era limitar o poder dos próprios detentores as funções de poder e proporcionar a participação popular através do instituto da representação, ampliando a noção de política para algo próximo de um grande sistema organizado cujo objetivo é equacionar demandas, tomar decisões e garantir seus encaminhamentos.
A contribuição dos romanos ao processo de autonomização da política, segundo Kenneth Minogue: A política romana, não emanava de uma suposta sabedoria suprema mas de uma competição livremente admitida entre interesses e argumentos diversos da sociedade. A política ocidental distingue-se de outras formas de ordem social por sua exploração desse tema: o de que além da harmonia que resulta do fato de todo mundo saber seu lugar há uma outra harmonia na qual o conflito é resolvido pela livre discussão e a livre aceitação de quaisquer consequências que resultem do processo constitucional.
Minogue, 1998, p. 32
Kirchhein, Augusto Frederico. Fundamentos de Ciência Política. Canoas: Ed. ULBRA, 2010
Comentário do professor
Foram os romanos quem criaram o “sistema político” onde a ideia era limitar o poder das pessoas que o tinham em suas mãos e possibilitar a participação popular através do instituto da representação. Assim, se ampliou a