Discursivas
1
A partir da leitura do livro da disciplina podemos compreender que a identidade profissional do Assistente Social no Brasil alterou-se substancialmente no decorrer do processo histórico do século passado. Esta transformação está relacionada a mudanças significativas em diferentes aspectos dos quais podemos destacar dois fundamentais: o objeto de intervenção e a função social da profissão.
A partir dessa reflexão elabore um texto com aproximadamente 10 linhas associando os diferentes objetos profissionais a seus períodos históricos desde o surgimento da profissão no Brasil até a atualidade.
Peso: 3.0
Tais questionamentos são debatidos desde o início do Serviço Social no Brasil (1937) onde defini o homem caracterizado como pobre, favelado, marginalizado, dentre outros, como sendo o objeto de sua intervenção, cuja finalidade da profissão era moldá-lo, enquadrá-lo na filosofia neotomista.
Posteriormente a esse período, a profissão pode perceber que essa ideia de homem, era equivocada, transferindo a ele uma noção de resultado das situações que exigia a intervenção do Serviço Social e não objeto dessa profissão.
A profissão na atualidade é ligada as questões da vida social, há uma ampla legislação que viabiliza sua atuação na perspectiva da garantia dos direitos sociais e dando-lhe suporte e diretrizes a serem seguidas.
Em seu início, na década de 30, a profissão no Brasil tinha sua identidade atribuída à igreja, à burguesia e ao Estado sobre forte influência do positivismo. O ser humano “necessitava” ser reajustado. Nesse período o Serviço Social assume como seu objeto profissional a ordem, a higiene e a moral. A expansão do Serviço Social, ocorreu a partir de 1945, e o objeto profissional passou a ser constituído pela harmonia social, num período marcado pelo projeto desenvolvimentista Pós-Segunda Guerra Mundial. A partir de 1960 com o Movimento de Reconceituação passou-se a questionar a identidade e o objeto atribuídos ao Serviço