Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 justificativa 5 Iguais e diferentes 10
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho será apresentado aspectos inerentes à história da miscigenação de raças dos povos de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais, por conseguinte, abordando o preconceito e o racismo principalmente no ambiente escolar.
Para tal, o Brasil é o país com a população mais miscigenada do planeta, um espaço de diversas religiões, crenças, simbologias, culinária, costumes e tantas outras manifestações culturais. Tamanha diversidade faz do Brasil um caldeirão onde os estilos se misturam, lhe conferindo características culturais únicas.
Objetivamos também, que o fato de a base da população brasileira ter sido formada com a intensa miscigenação do branco português com mulheres negras e indígenas ajudou a construir a idéia de preconceito racial no Brasil. Como, então, reverter esse quadro preconceituoso que prejudica a formação do verdadeiro cidadão e a educação de todos os alunos, em especial os membros dos grupos étnicos, vítimas do preconceito e da discriminação racial?
2 justificativa
Esse trabalho tem por finalidade, conscientizar, principalmente os alunos e demais profissionais do meio educacional, e propor ações que sejam possíveis para minimizar o preconceito e a discriminação no ambiente escolar.
Baseado em idéias que valorizam as diferenças na infância, que cultivem igualdades e garantem os direitos de cada criança e adolescente, será o tema principal abordado no texto.
3 OBJETIVOS
Estimular os alunos a conhecerem e utilizarem formas de intervenção individual e coletiva sobre as atitudes preconceituosas e discriminatórias, agindo com respeito às diferenças étnico raciais, principalmente em relação