DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO NO ESPAÇO ESCOLAR
2 justificativa 5
9
1 INTRODUÇÃO
As práticas discriminatórias nem sempre se manifestam de forma clara direta,sob aparência de neutralidade, nada mais fazem que criar desigualdade em relação a certos grupos de pessoas,a sociedade costuma admitir certas práticas como normais inofensivas, sem perceber que resultam em preconceito e discriminação, além de atentar contra o principio da igualdade, atinge a auto-estima das pessoas ou dos grupos.
As pessoas que pré-julgam os outros, sequer admite que possa ter sido preconceituoso ou praticado alguma forma de discriminação, com isso podemos dizer que é o papel da escola usar instrumento pedagógico para que o problema não se torne uma agressão mais séria.
2 justificativa
Precisamos fazer com que as pessoas entendam que não se julga uma pessoa pela cor da pele, estilo, ser magro ou gordo, mas sim por sua personalidade, descriminação e preconceito causam desunião e desigualdade.
3 OBJETIVOS
Este trabalho tem por objetivo desenvolver estratégias pedagógicas, que podem caracterizar situações que envolvem a descriminação e o preconceito entre colegas no cotidiano do espaço escolar, conscientizar para que no futuro sejam pessoas menos preconceituosas.
3.1 GERAL
Conscientização: Descriminação e preconceito, estimular o respeito pelas diferenças na vida cotidiana, a mudança de atitudes preconceituosas e discriminatórias.
3.2 ESPECÍFICOS
Identificar e analisar as manifestações preconceituosas por parte dos alunos e professores no ambiente escolar. Refletir acerca do comportamento dos alunos e professores diante das situações de descriminação e preconceito dentro da sala de aula.
4 DESENVOLVIMENTO
A escola sendo um ambiente social interativo necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a