A Importância do Banco de Dados
1. Introdução Nos dias de hoje, considerando a velocidade que a tecnologia avança e invade as grandes empresas, o uso do banco de dados se tornou essencial, pois assim é possível armazenar em um único local todas as informações de funcionários, informações de uso comum entre os setores e etc. O banco de dados permite, por exemplo, os empresários a controlarem quantos funcionários têm na empresa, cadastrar suas informações, controle de venda e estoque, controle de pagãmente de conta e recebimento de receitas. Sem essa ferramenta eles estariam de mãos atadas, pois o controle não seria de forma unificada e centralizada.
2. O que é banco de dados?
Banco de dados são coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam e se organizam de um modo que torna as consultas e estudos desses dados mais práticas e eficientes. Os bancos de dados são operados atualmente pelos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). O SGBD é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados.
3. Prós do uso do banco de dados
É possível manter um controle sob os dados previamente cadastrados, como o brinde de uma empresa para um cliente na data de seu aniversário, controle de funcionários, data de admissão, automação de pagamentos, cadastro de produtos e controle de estoque. Por esses e diversos outros motivos que o banco de dados vem se consolidando cada vez mais dentro das empresas e há quase 20 anos que domina o mercado nessa área.
4. Contras do Banco de dados. Com as informações centralizadas em um único lugar, é necessário um grande investimentos por parte das empresas