Discreto sempre
Classificação de F&A Integrações horizontais: Ocorrem quando duas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade, tendo sido, geralmente, concorrentes, se combinam. Esse tipo de fusão costuma ser regulado pelo governo por reduzir a competição, podendo resultar em monopólio. (Antarctica + Brahma - AMBEV).
RESUMO
Criada em julho de 1999, resultante da controversa união entre as duas principais concorrentes no segmento de bebidas brasileiro – a Antárctica e a Brahma – a AmBev, com uma gestão moderna, eficiente, voltada para resultados a curto prazo e com um controle gerencial compartilhado entre os principais executivos das duas empresas de origem, tornou-se em menos de cinco anos uma das empresas mais admiradas e bem administradas do cenário empresarial brasileiro e latino-americano. Fundamentado na teoria das fusões e aquisições, este artigo faz uma análise da trajetória da AmBev, no que se refere a seus aspectos econômico-financeiros e estratégicos, desde a sua criação, cuja concretização resultou em mudanças significativas para ambas e para o segmento de bebidas nacional, visto que se trata da união de empresas líderes no segmento de cervejas.
Palavras-chave: Ambev, Fusões e Aquisições, Trajetória Econômico-Financeira e Estratégica.
INTRODUÇÃO
O avanço dos meios de transporte e da tecnologia, principalmente dos meios de comunicação e da informática, tem contribuído para a internacionalização do capital financeiro e produtivo, a reestruturação patrimonial e societária e a desregulamentação da atividade econômica por meio da redução de barreiras alfandegárias e do aumento da competição, resultando num ambiente de mercado volátil, que tem exigido das empresas um novo posicionamento competitivo. Nesse cenário, assiste-se atualmente a uma estruturação produtiva em todos os seus níveis, que se apresenta sob várias formas de parcerias e alianças empresariais, entre elas as fusões e