Disco Rígido
O HD é constituído por duas partes: a parte interna e a parte externa. A parte interna é onde se encontra a placa lógica de circuitos. Já a parte externa, se encontra em um compartimento chamado HDA (Hard Drive Assembly). Essa parte externa tem que ser instalada em ambientes limpos, pois qualquer sujeira pode comprometer o rendimento da parte interna do disco rígido, o que pode causar estragos físicos e até mesmo a perda de informações.
O disco rígido é composto pela placa lógica. Essa placa é responsável pelo controle do HD. Dentro dessa placa, encontra-se diversos chips responsáveis por determinadas tarefas. Um deles, há um chip denominado como controlador, que gerencia ações, como por exemplo, a movimentação dos discos e gravação o envio e recebimento de informações entre o HD e o computador. Um outro chip presente na placa lógica é o da memória cache ou memória RAM (Random Access Memory). Este chip é responsável pelo desempenho do HD. Quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será a taxa de transferência entre o disco e a máquina. Dentro de um disco rígido também encontra-se: prato, eixo, cabeça de leitura e braço de leitura e o atuador.
PRATO: é onde as informações são armazenadas. Este prato é feito por alumínio, coberto por um material magnético e um material protetor. A densidade desse material magnético é o que determina a capacidade de memoria, ou seja, quanto mais denso a magnitude, maior a capacidade de armazenamento do HD.
EIXO: é responsável por fazer o prato girar.
CABEÇA DE LEITURA: composto por uma bobina que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculas da superfície do disco