DISCO RÍGIDO
TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET
KAREN LEONEL DE SOUZA
DISCO RÍGIDO
SOROCABA
2013
ETEC FERNANDO PRESTES
TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET
KAREN LEONEL DE SOUZA
DISCO RÍGIDO
Trabalho apresentado no Curso Técnico de Informática para Internet, na disciplina de IMC, como requisito parcial para aprovação.
Professor Band
SOROCABA
2013
Resumo
Viemos com este trabalho descrever um disco rígido e suas funções, enfocando sua estrutura e funcionamento e ainda destacando brevemente sua história e trajetória.
1 Sumário
1
2 Introdução
O disco rígido, popularmente conhecido como HD (Hard Disk), trata-se de um hardware do computador utilizado para armazenar dados. Diferentemente da memória RAM, que é uma memória volátil, os arquivos armazenados no disco rígido continuam guardados mesmo com o desligamento da máquina, por esse motivo, tudo o que é salvo em um computador é acumulado em seu HD, não só os arquivos de texto, vídeo, fotos, entre outros, mas também todos os programas, preferências e até mesmo o sistema operacional.
1 A História do Disco Rígido
O primeiro HD foi construído pela IBM, em 1956. Nele era possível armazenar 5 MB, mas não foi comercializado. Apenas em 1973 a IBM lançou e disponibilizou a venda do 30/30 Winchester, um HD que armazenava 10 MB. Na época seu valor comercial era de cerca de U$ 2000,00 (atualmente um HD com 1,5 TB custa por volta de U$ 80,00).
Os discos rígidos foram criados para serem usados em computadores em geral, mas atualmente também são utilizados em câmeras, iPods e MP3 players, video games, celulares, entre outros exemplos.
2 Estrutura e Funcionamento do Disco Rígido
É constituído por vários discos de metal, vidro ou cerâmica, empilhados uns sobre os outros a uma distância muito pequena e os chamamos de bandejas (Platters).
Esses discos giram em grande velocidade em redor de um eixo (nos HDs